O movimento “Todos a Uma Só Voz”, que reúne cerca de 60 empresas e entidades para fortalecer a imagem do setor do agronegócio, divulgou hoje (28), em São Paulo, o resultado completo da pesquisa “Percepções sobre o agro: o que pensa o brasileiro”.
O estudo mostra um balanço de como a sociedade urbana enxerga o setor responsável por 25,5% do PIB (produto interno bruto) do país, segundo a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Nas 128 páginas, uma das principais conclusões é de que sete em cada dez brasileiros têm uma percepção positiva com relação ao agronegócio.
A pesquisa foi desenvolvida pela entidade nos últimos dez meses, em conversas com 4.215 pessoas de diferentes regiões, faixas etárias e classes sociais. Os resultados foram divididos em três agrupamentos: “próximo/favorável”, “campo neutro” e “distante/desfavorável”.
Entre eles, 43% (cerca de 1.800 pessoas), se disseram próximos e favoráveis ao agronegócio. O grupo considera o setor “como muito importante para o dia a dia dele” e já trabalhou ou tem algum familiar trabalhando no agro. Além disso, o agrupamento possui baixa propensão a boicotar empresas que produzem alimentos e atribui os adjetivos “orgulho e credibilidade” ao setor.
Outra pergunta considerada importante na pesquisa foi sobre os setores da economia mais admirados. Dentre os 10 setores indicados aos entrevistados, o agro ficou em quarto lugar posição, com cerca de 2.800 pessoas apresentando alto grau de admiração.
Ficou atrás, apenas, de “alimentos e bebidas”, “tecnologia” e “atacado/Varejo”. Mas quando questionados sobre qual imagem os brasileiros associam ao agro, 78% dos entrevistados disseram “alimento”.
コメント