Com as novas mudanças no mercado e os reflexos no mundo corporativo, cada vez mais é exigido um desempenho acima da média e habilidades específicas de quem decide atuar na gestão de uma empresa. E isso não é à toa: afinal, essa atividade é fundamental para o sucesso dos planejamentos e das execuções que impactam diretamente na instituição.
No ramo bancário, seguimos os mesmos preceitos e os gestores bancários precisam estar aptos para o cargo. No texto de hoje, vamos falar sobre as características que eles precisam ter.
Estratégia
O gestor tem papel fundamental no planejamento e estratégia dos negócios. O bom líder deve encarar o planejamento como algo contínuo, crescente, flexível e responsável. Isso significa que o líder não deve buscar somente o desempenho futuro, mas sim o do presente também.
Proatividade
Nada de ser acomodado! Um líder proativo deve estar em constante procura de novidades e oportunidades para fazer as coisas acontecerem, bem como estimular seus colaboradores a fazerem sempre mais.
Automotivação
Motivação é uma das principais características de um bom gestor e para motivar as outras pessoas é preciso ser capaz de se auto motivar. Ao fazer isso, o líder passa aos seu colaboradores uma sensação de segurança construtiva no desenvolvimento profissional e pessoal deles.
Liderança
Liderar influenciar os colaboradores por meio de uma comunicação ativa e eficaz, saber expor as ideias e sempre buscar por soluções em conjunto. Além disso, é preciso instigar as pessoas ao seu redor a exporem suas potencialidades e sentirem-se confiantes e confortáveis.
Feedbacks
Colaboradores precisam de uma pessoa que o motive na busca por melhores resultados. Entretanto é preciso que o gestor saiba dizer no que ele pode melhorar e como – ter feedback é essencial para o crescimento na carreira e alinhamento de expectativas.
Gerenciamento de Conflitos
Quem já está inserindo no meio corporativo sabe que os conflitos acabam sendo inevitáveis. Afinal, colaboradores diferentes possuem ideias diferentes, o que é ótimo. Com uma boa comunicação estabelecida, essa troca de pontos de vista é capaz de enriquecer muito a experiência e o trabalho de todos. No entanto, para que isso aconteça, a troca precisa ser viabilizada por um gestor que possua ótimas capacidades de gerenciar e solucionar conflitos.
Atualização
Um bom gestor nunca acha que já sabe o suficiente. As práticas de administração estão em frequente evolução. Além disso, o mercado também é extremamente dinâmico, exigindo que os profissionais de todos os setores estejam sempre aprendendo coisas novas.
Sendo assim, está sempre disposto a continuar evoluindo. Seja fazendo cursos de atualização, desenvolvendo novas habilidades através de cursos específicos ou aprendendo com os seus liderados, a atualização constante é fundamental.
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