O agronegócio é um dos setores mais relevantes quando se trata de retorno financeiro no Brasil, já que move a economia nacional. E, por isso, é de extrema importância que as atividades do ramo atendam aos padrões de conformidade estabelecidos para garantir a sustentabilidade dos negócios e da cadeia de produção como um todo.
Neste sentido, a área de compliance tem conquistado espaços cada vez mais estratégicos dentro das empresas. E não à toa, já que o termo abrange, entre outros pontos, estar em absoluta conformidade com a legislação, certificações e princípios éticos.
O que é Compliance?
Mais do que respeitar normas, a área de compliance trabalha também para incentivar cada vez mais a transparência em todas as operações, sendo fundamental para a competitividade do setor e a manutenção de uma relação saudável entre as partes envolvidas, como produtores rurais, clientes e parceiros.
No Brasil, o agronegócio é um dos pioneiros na criação de uma medida oficial para incentivar as empresas a desenvolverem uma cultura efetiva de Compliance. A oportunidade surgiu com a criação do Selo Agro+Integridade, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no final de 2017, para empresas que desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade.
Quais empresas participam?
Podem se candidatar empresas de pequeno, médio ou grande porte, que atuam de forma associada, consorciada ou em cooperativa. A ideia é que o selo seja renovado anualmente. Além do reconhecimento, as companhias poderão utilizar a premiação para ter facilidades no acesso ao crédito concedido por instituições públicas.
No entanto, 60% do mercado vive sob cultura familiar. Muitas vezes são grandes empresas, mas que ainda operam com gestão na qual os donos e fundadores centralizam as tomadas de decisões. Por isso, é preciso estimular a governança corporativa por meio de medidas como a promoção do Selo Agro+Integridade.
Benefícios do Compliance
Os benefícios se traduzem na redução dos efeitos que podem surgir de uma responsabilização civil ou criminal, caso sejam verificados comportamentos irregulares ou ilegais. Além disso, o rigor gerado por esta precaução também torna mais difíceis fraudes e comportamentos inadequados, que produziriam perdas financeiras e arranhões na imagem.
Comments