A resposta para a pergunta do título é: depende. Depende de quais são suas necessidades quanto ao banco. Por isso, vamos apresentar as vantagens de cada um, seus nomes e você escolhe qual faz mais sentido para o seu momento atual.
Em síntese, a principal diferença entre eles está nos serviços online e presencial. No Banco Digital os serviços são 100% online, enquanto no banco tradicional variam entre online e presencial. Vale lembrar que, no caso dos tradicionais, os serviços essenciais como atendimento, geralmente, precisam ser feitos em agência.
Inclusive, essa característica do Banco Digital é um dos fatores que diminuem, consideravelmente, o seu custo de operação. Um dos principais motivos apontados pelos clientes para abrirem uma conta digital é a diferença na cobrança de tarifas para serviços corriqueiros. A maior parte dos bancos tradicionais cobra taxa de anuidade no cartão de crédito, além de tarifas de transferência para outros bancos via DOC ou TED, por exemplo.
Outra diferença entre bancos digitais e bancos tradicionais é a praticidade. Todo mundo já sofreu na espera de filas de bancos ou do atendimento telefônico para resolver problemas simples, como realizar um depósito para contas de outros bancos, pedir autorização para se cadastrar no serviço de home broker ou o cancelamento de uma compra no cartão de crédito.
Os bancos digitais, justamente pela ausência de unidades físicas, oferecem a possibilidade de resolver praticamente todas as questões por meio do próprio aplicativo. O atendimento digital é, também, um dos diferenciais apontados pelos clientes que preferem esse serviço ao dos bancos tradicionais.
Porém, a possibilidade de recorrer a agência para solucionar uma urgência, como uma cobrança indevida, atende o senso de urgência de algumas pessoas, assim como a necessidade de detalhar sua demanda e receber um atendimento mais atencioso, no caso de pessoas menos experientes nas finanças.
De acordo com a pesquisa do Instituto Qualibest, dentre as pessoas que não conhecem muito bem os bancos digitais, 50% se sentem inseguras pelo fato de não haver agências físicas. Esse é um ponto positivo dos bancos tradicionais. Dentre os que conhecem, esse receio cai para 22%, conforme o levantamento.
Embora 70% dos clientes de bancos tenham afirmado que vão menos de uma vez por mês a uma agência bancária, esse é um serviço considerado essencial por eles. É um ponto de segurança, caso alguma coisa dê errado. De certa forma, para muita gente é preciso ter algum lugar onde você vá pessoalmente resolver algum problema ou mesmo realizar um saque ou depósito, por exemplo.
É por isso que os bancos digitais têm investido cada vez mais nos canais de atendimento, para que ele seja rápido e eficiente, em contraposição ao que costuma ser visto nas agências bancárias tradicionais. Dentre os bancos tradicionais, estão: Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander, Safra e BTG Pactual. Já os principais bancos digitais são: Nubank, Inter, C6, Neon, PAN e Next.
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