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Foto do escritorLeyder Rodrigues Nunes

Gestão de Pessoas nas Organizações: Objetivos e seus pilares


Foto: Freepik

A gestão de pessoas é definida como um conjunto de práticas que abrangem os processos de ponta a ponta de aquisição de talentos, otimização de talentos e retenção de talentos, fornecendo suporte contínuo para o negócio e orientação para os funcionários de uma organização.

As estratégias de gestão de pessoas podem fazer toda a diferença entre experiências ruins, medíocres, boas e ótimas. O sistema utilizado para gerenciar pessoas afeta o funcionamento total da organização e, portanto, precisa ser respeitado como peças dinâmicas de um quebra-cabeça individual, sem perder de vista o quadro geral.

Embora possa parecer uma situação difícil de se alcançar, é possível melhorar a gestão de pessoas, a chave é estar atento aos cinco pilares:

1. Motivação

Neste pilar, o motor para dar a partida e impulsionar os outros 2 pilares da Gestão de pessoas é alimentado pela motivação de entender que os trabalhadores possuem perfis únicos e necessidades reais a serem atendidas. Quem dá o seu melhor e alcança os desafios planejados merece ser reconhecido por isso, por meio de promoções, bônus, prêmios e treinamentos exclusivos.

2. Liderança

É como você interage com sua equipe e influencia seus sentimentos sobre a organização. Bons líderes tentam melhorar o moral de seus funcionários e incentivá-los a trabalhar em equipe. Os gerentes podem fazer isso de várias maneiras, como organizar exercícios de formação de equipes ou liderar pelo exemplo com uma forte ética de trabalho.

3. Comunicação

Uma prática edificante para a Gestão de Pessoas é garantir canais de comunicação transparentes e abertos a todas as áreas da empresa. Essa premissa é válida para contratação, esclarecimento de dúvidas, diálogos, propostas, reuniões, chats online, e-mails, entre outras ferramentas, desde que haja agilidade nos processos.

4. Cooperação

Cada membro da empresa deve entender seu papel na equipe e estar alinhado com os objetivos organizacionais. Esse processo pode ser feito com treinamentos, ações de comunicação, entre outras estratégias. Outra dica é fazer as contratações certas para formar uma equipe diversificada e com espírito colaborativo.

5. Treinamento e desenvolvimento

A importância da gestão de pessoas na empresa passa também pela análise dos conhecimentos e competências dos colaboradores. Ao avaliar esses aspectos, a organização consegue identificar os pontos fortes e fracos de cada pessoa, investindo em estratégias para melhorá-los, o que repercute na produtividade dos profissionais.


A gestão de pessoas pode ser aplicada em organizações de diversos portes e agrega diversos benefícios ao dia a dia corporativo como: melhores contratações, maior produtividade, ambiente de trabalho melhorado, atração e retenção de talentos, desenvolvimento de funcionários e alinhamento de objetivos.

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