Nos investimentos de curto prazo, as operações financeiras duram entre 1 e 12 meses. Geralmente, essas movimentações são marcadas pela alta rentabilidade e liquidez, ou seja, rendimentos consideráveis e possibilidade de retirada a qualquer momento. Essa opção é indicada para quem tem projetos nos próximos meses a serem realizados e para quem deseja guardar a reserva de emergência.
É possível encontrar investimentos de curto prazo de vários tipos, passando por alternativas mais conservadoras como a renda fixa e chegando às oportunidades mais arriscadas como a compra de ações. No texto de hoje, vamos mostrar alguns investimentos que podem ser usados no curto prazo. Fique com a gente!
LCI
A Letra de Crédito Imobiliário é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com o objetivo de financiar o setor imobiliário. Isto quer dizer que, ao comprar este título, você estará emprestando o seu dinheiro ao banco, que vai utilizá-lo para financiar imóveis, ou então, finalizar uma construção ou reformas. Assim como todo empréstimo tem um prazo pré-determinado, no vencimento da LCI você recebe o seu dinheiro de volta, acrescido de uma taxa de juros.
LCA
A LCA é a Letra de Crédito do Agronegócio. Ela também é um título de renda fixa emitido pelos bancos. A diferença para a LCI é o foco de investimento. Neste caso, a captação é direcionada para financiar as atividades do setor do agronegócio. Assim como para a LCI, a taxa de rentabilidade e a data de vencimento são definidas no momento da compra.
CDB
Os CDBs são papéis emitidos por bancos com o objetivo de financiar suas atividades, projetos e pagamento de dívidas, e, para isso, oferecem juros aos investidores. E por conta da necessidade, os bancos menores costumam oferecer rentabilidades superiores ao índice de referência para investimentos em renda fixa.
TESOURO SELIC
O Tesouro Selic é um título público do governo cuja rentabilidade está atrelada à taxa básica de juros da economia, a taxa Selic. Trata-se de um dos títulos mais simples do programa e, por isso, o mais indicado para quem quer começar a investir nesta modalidade.
Ele é recomendado para quem investe com objetivos de curto prazo em mente e também para construir uma reserva de emergência, já que dentre os títulos disponíveis, ele é o que possui menor risco no caso de resgate/venda antecipado; em outras palavras, caso seja necessário vender o título e resgatar o dinheiro aplicado, o investidor perde menos em comparação aos demais títulos do Tesouro.
Comments