Prof. Paulo Eustáquio Resende Nascimento
Diante das inúmeras possibilidades de investimento, o mercado futuro entra como uma alternativa para os investidores de plantão. Muito além de ações comuns, este mercado é mais complexo e exige um estudo mais detalhado e um perfil de investir mais arriscado.
Com ganhos exponenciais, oferece mecanismos que podem oferecer um lucro melhor para os investidores. Mas vale mesmo a pena investir? No texto de hoje, vamos te responder essa questão. Fique com a gente!
Mercado Futuro
O mercado futuro é uma das várias modalidades de investimento disponíveis na bolsa de valores. Essa categoria de aplicações envolve os investimentos de renda variável e funciona da mesma forma que o mercado convencional.
Nele, é possível negociar qualquer investimento disponível no home broker da sua corretora de valores. Qualquer pessoa ou empresa pode operar no mercado futuro, mesmo com pouco dinheiro. Para você ter uma ideia, os principais ativos são:
● dólar futuro;
● futuros de índices, como o Ibovespa e o S&P500;
● futuros de taxas de juros (DI);
● futuros de commodities (ouro, petróleo, soja e assim por diante).
A principal diferença entre o mercado futuro e o mercado tradicional é a seguinte: as operações de compra e venda são baseadas em derivativos, e não em ativos financeiros.
Os derivativos são contratos financeiros com data de liquidação definida. Eles dão ao seu portador o direito de comprar ou vender um ativo por determinado preço na data de liquidação.
Vale a pena?
A resposta é: SIM! Vale a pena! Mas com uma ressalva, como dito no início do texto, o mercado futuro é composto por tipos de investimento um pouco mais complexos. Eles exigem tanto mais conhecimento quanto mais tempo para se dedicar à análise de investimentos.
Por isso, esse mercado pode oferecer oportunidades interessantes para quem dispõe de tempo para pesquisar as melhores aplicações. Afinal, é possível fazer a diversificação dos seus investimentos e, assim, ampliar a rentabilidade da sua carteira.
コメント