Barreiras é reconhecida por ser o principal centro urbano, com grande potencial econômico e turístico, de toda a sua região. Contando com inúmeros projetos que incentivam a educação e o apoio médico, além da sua clara aposta no agronegócio, o município constitui uma das principais atrações da região oeste do estado da Bahia.
O agronegócio assume particular importância no processo de crescimento da região, visto que o setor apresenta resultados impressionantes e contribui ativamente para o desenvolvimento da economia brasileira.
O Agronegócio
Entre as várias atividades que o agronegócio engloba — desde a produção de algodão e a criação de animais para consumo até o cultivo de grãos como o café e o milho —, a soja é um dos principais focos de produção em todo o país, representando 37% do valor da produção nacional, segundo o último relatório PAM – Pesquisa Agrícola Municipal, divulgado em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na verdade, a soja é foco da produção agrícola do oeste baiano, ocupando mais de 65% da área total cultivada na região. Dados revelam que seus resultados contribuem para cerca de 5% da produção nacional e 58% da produção do Nordeste brasileiro. O município de Barreiras está entre os principais produtores desse grão, possibilitando que o estado da Bahia ocupe a sétima posição do ranking nacional relativo à Participação de Unidades da Federação.
Já entre os vários municípios baianos, Barreiras ocupou o terceiro lugar no ranking de municípios que mais geram valor através da sua produção agrícola, sendo que a cidade é responsável por produzir diversos bens. Entre eles, destacam-se o algodão herbáceo, com 112.111 toneladas; o feijão, com 15.600 toneladas; e a soja, com 772.788 toneladas, produzidas somente no ano de 2018 – com base em dados disponibilizados pelo IBGE.
Não restam dúvidas de que o agronegócio é um dos principais impulsionadores da economia brasileira, representando mais de 20% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Segundo a economista Zeina Latif, o setor representa o “cartão de visitas” do país, uma vez que tem revelado maior estabilidade face aos demais.