Unaí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais e tem sua economia baseada, desde o início de sua emancipação política, na agricultura e pecuária. É considerado um dos maiores produtores de grãos do Brasil, com destaque para o feijão e milho, além de um grande volume de soja, arroz, sorgo e trigo. É também um município com grandes áreas destinadas à plantação de hortifrúti.
Agronegócio
De acordo com o departamento técnico da Cooperativa Agrícola de Unaí Ltda (Coagril), a colheita de milho safrinha em áreas de sequeiro que ocupa cerca de 40 mil hectares, evoluiu bem nas últimas semanas e atinge 90% até o momento. De acordo com fonte do departamento técnico, confirmando as expectativas, a produtividade média está boa com 4.200 quilos por hectare.
Apesar do monitoramento agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ter apontado para um baixo índice pluviométrico em maio, o que poderia ser prejudicial ao desenvolvimento da segunda safra de grãos, em Minas Gerais, o desenvolvimento da safra de milho, até o momento, segue dentro do estimado pelo setor nas principais regiões produtoras.
A estimativa é colher um volume do cereal 8,6% superior ao registrado em igual período produtivo do ano passado. A estimativa da Conab é de que o Estado colha, na segunda safra, cerca de 3,1 milhões de toneladas de milho, volume que, se alcançado, será 8,6% superior aos 2,9 milhões de toneladas registradas na segunda safra do ano passado.
De acordo com Coimbra, os valores do milho mais altos ao longo da primeira safra e a estimativa de clima favorável para o atual período produtivo estimularam o plantio. No levantamento da Conab, a previsão é de que a área plantada cresça 12,6% frente a igual período da safra 2018/19, totalizando 473,5 mil hectares.
O município, segundo os dados da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é o maior produtor de milho do Estado. Na safra 2018/19, ele foi responsável por uma produção de 539,7 mil toneladas, distribuídas em 60 mil hectares.