Segundo o site de finanças InfoMoney, o Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que permite o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras por meio da integração de seus respectivos sistemas.
No Brasil, o que vai vigorar é o compartilhamento de dados cadastrais, usados para abrir uma conta em banco, tais como: dados pessoais (nome, CPF/CNPJ, telefone, endereço, etc.); dados transacionais (informações sobre renda, faturamento no caso de empresas, perfil de consumo, capacidade de compra, conta corrente, entre outros); e dados sobre produtos e serviços que o cliente usa (informações sobre empréstimos pessoais, financiamentos, etc). É válido lembrar que todos esses dados são compartilhados com o consentimento do usuário.
Primeira etapa do Open Banking
Ontem, segunda-feira, 01/02, a primeira fase do Open Banking começou a ser instaurada no país. O cronograma de implementação do Open Banking, definido pelo BC, tem quatro fases, todas programadas para começar neste ano. A primeira fase é o pontapé inicial de toda a infraestrutura do open banking.
Segundo o InfoMoney, o objetivo dessa etapa é que as instituições participantes compartilhem entre si, sob supervisão do BC, suas prateleiras de produtos, serviços e taxas disponíveis, além de informações sobre o seu atendimento, com os horários de funcionamento e os canais usados para atender clientes, por exemplo.
Como as instituições serão obrigadas a compartilhar informações, caso os clientes peçam, é importante que haja um padrão para isso acontecer – tornando todo o processo mais rápido e simples. Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander, BNDES, Citibank, Credit Suisse, dentre outros, serão obrigados a participar.
As demais instituições têm adesão voluntária ao Open Banking. Instituições de pagamentos, como PicPay, Mercado Pago e Nubank poderão escolher se vão participar ou não do novo ecossistema. Outra informação importante é que, nesta primeira etapa, o consumidor não sentirá impacto no seu dia a dia.
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