top of page
Foto do escritorLeyder Rodrigues Nunes

O que é Stock Picking?


Fazer stock picking na Bolsa de Valores significa escolher ativos a preços baixos e vendê-los quando estiverem valorizados. Trata-se de uma estratégia de investimentos comum no mercado de ações, na qual o investidor tenta sempre encontrar as melhores oportunidades para obter cada vez mais lucro e aumentar seu patrimônio. No texto de hoje vamos falar um pouco mais sobre essa estratégia tão utilizada pelos investidores.


Considerado uma estratégia de investimentos avançada, o stock picking não é recomendado para qualquer investidor, em especial àqueles que estão dando seus primeiros passos no universo da renda variável. É necessário não apenas conhecer o mercado de ações, mas também possuir experiência para selecionar os ativos, descobrir oportunidades, analisar as ações e saber quando mudar posições.


Por ser uma estratégia usada pelo notório Warren Buffett, muitos investidores apostam nesta tática para uma mudança de patamar financeiro. No entanto, ao mesmo tempo que os papéis podem ter desempenho superior ao mercado como um todo, eles precisam ter baixo risco também.


A técnica visa responder algumas perguntas: por que comprar uma ação em vez de outra? Como escolher uma boa empresa para investir em seus papéis? Essas perguntas são feitas pela maioria dos investidores e, sim, elas têm respostas e estratégias que auxiliam o investidor na hora de escolher.


Ao selecionar os papéis, o investidor busca comprar ações de empresas que tenham, principalmente, duas características: um grande potencial de valorização e com baixo risco (indicado por solidez, consistência financeira, entre outros fatores). Além disso, para selecionar as melhores empresas é importante observar: as altas margens de lucro, o alto retorno sobre o patrimônio líquido e o baixo endividamento.


Esses são fatores que independem do preço da ação no mercado, por isto, são chamados de indicadores financeiros. Por fim, vale mencionar que o stock picking é uma estratégia de médio e longo prazo. Isso porque ela se relaciona com o valor intrínseco da companhia, não com movimentos de curto prazo do mercado.

Comments


WhatsApp.svg.webp
bottom of page