Toda propriedade rural, por mais simples que seja, continua sendo uma empresa. E como todo negócio, para ter sucesso e prosperar, precisa ser bem administrado. Uma propriedade bem administrada precisa ter uma força de equipe de trabalho qualificada, bem treinada, desenvolvida e satisfeita com aquilo que faz. Caso contrário, ela terá dificuldades em atingir o patamar financeiro e reconhecimento de marca desejado.
Um dos profissionais responsáveis por essa parte do negócio é o gerente de fazendas. No texto de hoje, vamos aprofundar nesse profissão tão importante para o ramo do agronegócio.
Atribuições
Esse gestor tem como atribuição aumentar a lucratividade das corporações rurais agroindustriais, com o auxílio de tecnologia aliada ao aprendizado de outros profissionais. Tem ainda a missão de planejar, decidir, controlar e também avaliar resultados com o objetivo em aumentar o lucro, ao bem-estar de seus empregados e a motivação.
Além disso, deve sempre ter em mente o mercado futuro e produzir o necessário apenas para suprir a demanda do mercado externo e interno e ter conhecimento de que as empresas do campo ficam a mercê de outros elementos de cadeia produtiva e trazer soluções para os problemas futuros.
Faz parte da sua função também administrar as atividades de fazendas de cria, recria, gado de corte, pastagens, melhoramento genético. E atuar com o planejamento de plantio, troca de cultura, controle de pragas e tudo que se refere às rotinas de uma propriedade rural.
Em consonância com isso, também faz parte de sua jornada liderar a equipe de pessoas que trabalham com ele. Em um ramo tão importante para o país, liderar pessoas é tão importante quanto cuidar do gado.
Como se tornar um gerente de fazendas
A primeira e mais importante é gostar do ambiente de trabalho. A partir daí, pós-graduações voltadas ao Agronegócio podem ajudar no desenvolvimento da parte técnica. Os anos e a experiência também ajudam muito o processo. Além disso, algumas competências precisam ser percebidas no candidato e ser desenvolvidas com o tempo, tais como:
Conhecimento Técnico:
● Sistema de produção;
● Manejo fitossanitário;
● Preservação e conservação do solo;
● Fertilidade do solo;
● Mecanização agrícola e agricultura de precisão;
● Administração;
● Contabilidade e finanças em geral;
● Gestão de pessoas;
● Gestão de projetos;
● Logística.
Habilidades:
● Facilidade de comunicação;
● Saber trabalhar em equipe;
● Coordenar;
● Motivar;
● Liderar;
● Resolver conflitos;
● Gerenciar equipes.
De acordo com a Pesquisa Salarial da Catho Online, a média salarial para um cargo de Gerente de Fazendas no Brasil é de R$ 7.369,24. Sem dúvida, é uma profissão muito importante e que pode render muito financeiramente.