De acordo com os dados do IBGE, o PIB- Produto Interno Bruto de Goiás correspondia a R$191.899.000 no ano de 2017 com uma taxa de crescimento bem acima da média nacional. Esse PIB é composto por serviços, agropecuária e indústrias, que são os responsáveis pela movimentação da economia no estado.
Em Goiás, o agronegócio destaca-se no cenário nacional sendo importante gerador de divisas para o estado por meio de suas exportações, além de ganhar destaque, principalmente, pelos complexos de soja e carne. No texto de hoje vamos falar sobre a fatia do agronegócio e mostrar quais são os 5 maiores pólos de agronegócio em Goiás. Fique com a gente!
Rio Verde
Com uma população de 235 647 habitantes, o município é referência quando falamos em agronegócio. Este pólo é responsável pela produção de frango, milho e soja em sua maioria e empresas como Cargill, Comigo e Perdigão estão presentes no local devido à facilidade de distribuição para o mercado interno que acaba atraindo agroindústrias.
Jataí
O município é um dos mais expressivos em nível nacional na agropecuária, sendo que o setor agroindustrial ganhou força com empresas como Coimbra, que atua no processamento de soja e comercialização de óleo e subprodutos, a Nestlé com semi processamento de leite, a Perdigão Agroindustrial com o abate de aves, e importantes unidades de fabricação de etanol e açúcar, como o Grupo Cosan.
Catalão
Catalão é um dos municípios que tem apresentado os mais significativos indicadores de crescimento industrial do estado. A localização e as riquezas minerais do município foram fatores decisivos para a atração de empresas de grande porte, como Cooperbras (fertilizantes), Mineração Catalão e Ultrafértil do ramo de mineração, a Mitsubishi montadora de carros e John Deere do Brasil (máquinas agrícolas), constituindo pólos minero-químico (minérios importantes como o fosfato e o nióbio) e metal-mecânico.
Itumbiara
Itumbiara foi um dos primeiros municípios a atrair indústrias no estado, graças a sua localização e à expansão da agropecuária na região. O fácil acesso ao Sul e Sudeste do país e sua ligação com o sudoeste do Estado facilitam o escoamento da produção. Além de bem localizado o município possui um bom Distrito Agroindustrial - o DIAGRI – que também contribui para a produção, expansão e instalação de novas indústrias. O município se destaca no avanço do segmento industrial, contando com grandes plantas industriais, como Caramuru Alimentos, Maeda Agroindustrial, Pioneer Sementes, além de importantes indústrias de etanol e açúcar.
Mineiros
A economia predominantemente é a agricultura, sobretudo voltada para o plantio de soja, milho, algodão, feijão. Também se destacam a pecuária de corte (contando com uma unidade da empresa MARFRIG) e de leite, e desde a década de 2000 a avicultura, desde a instalação de um polo da Perdigão. Nesse período também houve a instalação de uma usina sucro-alcooleira da Odebrecht Agroindustrial. A rotação e a diversidade de culturas está sendo substituído lentamente pela monocultura da cana-de-açúcar. Mineiros, portanto, é um dos pólos de agronegócio em Goiás.
Comments