De forma direta, visão sistêmica significa conseguir enxergar e compreender o todo por meio da análise das partes que o formam. Diante disso, é possível identificar os processos, como funcionam, como os setores se integram, como é a produção e a entrega dos produtos ou serviços ao consumidor e ao mercado. Sem essa perspectiva geral, problemas podem acontecer numa empresa e o líder pode acabar sofrendo consequências.
O líder não lidera
Neste caso, a falta de visão sistêmica implica na falta de liderança. Geralmente, este indivíduo deixa a equipe decidir por ele, não toma decisão nenhuma. Então, perde totalmente a influência e duas coisas podem acontecer: ou alguém da equipe toma o seu lugar ou a equipe fica perdida.
Não desenvolve a equipe
É essencial que todo líder desenvolva habilidades e competências da sua equipe. No entanto, sem a visão sistêmica, ele não consegue dar esse passo, já que não conhece seus colaboradores quanto deveria.
Não sabe administrar o tempo
Um dos grandes problemas da falta de visão sistêmica é não conseguir administrar o tempo. É necessário organizar esse tempo para orientar a equipe, analisar as melhorias em seus processos, planejar e gerar o resultado esperado pela sua função e desenvolver pessoas. A falta dessa administração fará com que tenha vários problemas, e não consiga atingir os resultados esperados pela organização.
Colaboradores não recebem feedback
A constante falta de feedback do líder com sua equipe pode ser uma grande falta de integração. É função do líder poder dar o retorno tanto de elogio como para melhorar ou corrigir alguma coisa que não esteja de acordo com o planejado.
Como desenvolver uma liderança sistêmica, então?
É preciso conhecer em detalhes a empresa de atuação: os departamentos, quais são as funções e responsabilidades e como os profissionais que neles trabalham agem e realizam suas tarefas.
Esse comportamento desenvolverá o conhecimento das partes da empresa, e assim, poderá futuramente desenvolver a visão do todo, com elementos que façam entender como aquilo tudo funciona. É possível, também, estudar as metas e objetivos da empresa. Isso ajudará a compreender para onde a empresa vai e aonde ela quer chegar.
Além disso, obter conhecimento qualificado contribui para que esse desenvolvimento aconteça de forma mais rápida, auxiliando na otimização da carreira profissional. A partir de informações teóricas e práticas, você estará muito mais preparado para chegar ao nível de liderança que sempre quis. Tudo isso, você encontra no MBA Liderança e Excelência Humana da FGI. Saiba mais aqui.
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